Auto Estima – O que é isso na prática?

Muita gente me pergunta o que é autoestima só para saber se o meu conceito bate com o delas.
E sabem por que elas fazem isso?

Há muitos anos eu venho trabalhando com esse assunto de autoestima, e inclusive eu faço parte do Movimento Internacional da AutoEstima, criado pelo Bob Mandel e sediado nos Estados Unidos.

Vou te contar o que é a AutoEstima pela minha veia filosófica e pelas experiências que já tive. Para mim, AutoEstima é uma capacidade que eu, você, todos nós temos de ser quem nós somos. Ela funciona como um termômetro que nos mostra como está a nossa autoimagem e o quanto gostamos dela.

Ela é como um músculo que precisa ser treinado, exercitado constantemente para ficar forte.

Você já sabe ou já ouviu falar que a gente vai para academia para fortalecer e definir os músculos certo? A gente vai porque quer deixar os músculos como imaginamos: forte, bonito, musculoso, torneado, tanquinho ou apenas para ter uma imagem bacana de nosso corpo. Cada um tem seu próprio objetivo e consequentemente uma carga de exercícios diferente que vai fazer isso acontecer. Mas o fato é, todos têm que fazer algum tipo de exercício.

E com a autoestima não é diferente!

Quando você vai para academia você treina cada músculo utilizando um tipo de exercício, por que cada grupo muscular pede um exercício específico. Com a autoestima também é assim. Talvez você não saiba ou não sabia, mas a autoestima tem alguns “músculos específicos” que precisam ser treinados.

Por exemplo:
Como é que você se julga depois de ter realizado alguma tarefa?

 

Você utiliza o músculo do “crítico interno”…

 

Então agora você acabou de descobrir que precisa desenvolver o seu crítico interno para fortalecer a sua autoestima. Este é um dos músculos da autoestima mais usado. Agora tenho uma pergunta para você:
– Como você faria para desenvolver o seu crítico interno?Você percebeu que eu disse que mesmo sendo um crítico, você precisa desenvolver e não acabar com o ele???

E se fosse o músculo da sua autoimagem, o “como você se vê”?

O padrão de beleza atual nos diz que para sermos bonitos temos que nos vestir bem, com aquela roupa da hora, as mulheres maquiadas, os homens com uma barba, bigode ou corte de cabelo bem feito.
Mas não é dessa imagem que eu estou falando… Embora ela ajude, ela não resolve… Não é a imagem de fora para dentro. Eu estou falando é da imagem de dentro para fora!

E o músculo da autocompaixão?

 

O quanto de autocompaixão você consegue ter com você mesmo? Muitas vezes exercitamos a compaixão com o outro, mas nos abandonamos no meio das piores tempestades internas, nos condenando pelos problemas. Quando você perde a compaixão com você mesmo, esse músculo vai se atrofiando. E lá se foi a autoestima para o saco de novo!!

E o do “tem que”?

 

Esse é uma das armadilhas mais comuns nas quais você cai. Quando você percebe, já era, você já está fazendo alguma coisa que não queria ou pior, que nem sabe fazer, mas aceitou fazer.
É aqui onde você sai feito uma metralhadora procurando justificativas que dê conta do sentimento de frustração, de obrigação, de raiva!

O que isso faz com sua autoestima mesmo??????? Joga ela lá para baixo, de novo, pois mais uma vez você se traiu!!!!

Resumindo:

 

Então temos toda uma cadeia muscular da AutoEstima que agora você sabe que precisa ser treinada. Resumindo as que vimos hoje, porque tem muito mais:

  • O que você fala para você, sobre você;
  • Como você se vê, a imagem que você cria a respeito de você mesmo;
  • O quanto você tem de compaixão por você;
  • O quanto você faz as coisas porque você quer, e não porque “tem que fazer”;

O conceito de autoestima é fácil, mas na prática ela pede para gente olhar para os detalhes, para os vários músculos. Porque no final das contas, somos a soma de todas as partes.

Uma coisa que descobri ao longo do tempo é que para gente evoluir, crescer, se transformar, a gente precisa sair do nosso mundinho ordinário, a gente precisa se DE SA FIAR!

Precisamos também encontrar a nossa tribo onde tem pessoas que pensam da mesma forma, que entendem a gente e entendem o que está rolando com a gente.

E baseado nisso eu quero te fazer uma proposta, de ser o seu personal trainer para sua autoestima.
Para isso eu criei “O Desafio AutoEstima Inabalável” para te ajuda a exercitar os músculos da sua autoestima por 15 dias!

Se você quer ou precisa dar um repaginada na sua autoestima, participe deste grupo de desafio e você vai se surpreender com os resultados!

Um grande abraço,
Marcos Paris

Compartilhar

Mais Postagens

Profissão

Quando pergunto as pessoas como elas estão profissionalmente a grande

Envie a sua mensagem