Cada dia mais as empresas estão percebendo que necessitam investir na qualidade de vida de seus funcionários. Apenas os benefícios tradicionais já não suprem o sentido maior do trabalho. O colaboradores hoje falam de felicidade, de satisfação, de significado.
Quando falamos da “terceira inteligência” (Inteligência Espiritual) percebemos o ser humano com uma propriedade de ir além da razão e emoção, ir para sua essência espiritual, dando significado e propósito às suas obras, às suas realizações, focando na direção de bem-estar próprio e dos outros.
Tem de ser algo que vai além dos aspectos racionais e emocionais.
O que dificulta o assunto “Espiritualidade nas Empresas” é a confusão que existe entre esse o termo “Espiritualidade” e “Religião”. Essa preocupação está no fato que essa confusão pode gerar influencias negativas e sérios conflitos de valores.
Só que a proposta da prática da espiritualidade no ambiente empresarial é a de gerar, promover o bem-estar e realização pessoal.
Espiritualidade é tudo o que é capaz de produzir em mim, uma mudança de pensamento, atitudes e conceitos, que me colocam em um novo rumo e me oferece um novo sentido para a vida.
Enquanto a religiosidade tem a ver com uma escolha pessoal onde o indivíduo pode se conectar a Deus, a valores específicos de sua religião, espiritualidade é tudo aquilo que tem a propriedade de mudar pensamentos, conceitos, atitudes, transformar crenças e valores e me fazem decidir por novos caminhos oferecendo um novo significado na vida, auxiliando outras pessoas indiferente de suas crenças.
Estudos apontam que se as empresas quiserem sobreviver terão que se alinhar profundamente com seus propósitos.
A natureza e o significado do trabalho aliados a modernidade, tecnologia e como atendemos nossas necessidades, das mais básicas as mais elevadas estão passando por uma profunda transformação
Onde o racional e o emocional já não estão dando conta, é nesse momento que a espiritualidade está conseguindo dar soluções mais sustentáveis.
Coisas como o nervosismo, o medo, o stress, a depressão, sempre estiveram presentes no dia a dia de qualquer profissional ou mesmo de qualquer empresa. A espiritualidade sugere soluções que seja mais ecológica e transformacional, tanto das emoções, de como as pessoas se veem, de como eles podem agir com mais ética, permitindo que as empresas junto com seus funcionários possam traçar metas que juntos possam e queiram alcançar.
Pode parecer um assunto velho e fora de moda, mas se você procurar na internet, se pesquisarmos pelos instrumentos de busca, google por exemplo, a palavra “espiritualidade” vamos encontrar o seguinte valor “17.300.000” de citações (02/2019) e se colocarmos “espiritualidade nas empresas” vamos encontrar “7.530.000” de citações, em inglês “spirituality at work”, “174.000.000” de citações. São números muito expressivos.
Conclui-se que se você quer uma empresa que tenha profissionais mais competentes, capazes de inovar e desenvolver seu trabalho, felizes inclusive, com uma empresa promovendo a sustentabilidade (equilíbrio econômico/financeiro), objetivo de toda empresa o melhor investimento é na “Espiritualidade”.