Nasce a Inteligência Espiritual

Muito se fala dos vários tipos de Inteligência do Ser Humano, mas pouco se fala ainda da Inteligência Espiritual.

No início do século XX, o QI (Quociente de Inteligência) ficou muito popularizado através dos famosos testes de QI. Esses testes avaliam o quanto inteligente você é, considerando suas habilidades e até mesmo seus talentos. Isso trouxe um paradigma, onde se dizia que quanto maior o valor do resultado de seu teste, maior é o seu QI. Ele fala sobre a inteligência intelectual, ou racional, que é usada para solucionar problemas lógicos/matemáticos ou problemas de grande complexidade.

Já nos anos 90, Daniel Goleman trouxe à discussão o QE (Quociente Emocional), popularmente chamado de Inteligência Emocional (IE). A medição da IE aponta o quanto você possui de capacidade para tratar dos seus sentimentos e do dos outros. Com ela você pode exercitar e alcançar mais empatia, compaixão, motivação e até mesmo aprender a trabalhar com a dor e o prazer. Foi observado que o QE era tão importante quanto o QI, na realidade um QE bom, melhora até o QI.

O que concluímos é que o QI trata da razão, o “o que” fazemos; e o QE trata da emoção, o “como” fazemos. Se você acredita que pode fazer melhor, você aprenderá como melhorar e consequentemente fará melhor o que for preciso para o sucesso.

Somente no final do século XX foi observado, através de uma infinidade de dados científicos, que havia uma terceira inteligência e que recebeu o nome de “QS” (Quociente eSpiritual). Ele permite olhar e solucionar problemas referentes a crenças e valores, e assim perceber a vida em um contexto mais amplo e com um propósito maior. É o QS que permite avaliar se uma decisão vai te levar para um caminho na vida que tenha um sentido mais profundo ou não.

Através da Inteligência Espiritual percebemos o ser humano com uma capacidade de ir além da razão e da emoção. Isso significa poder alcançar sua essência espiritual.  O QS trata da espiritualidade, o “porquê” fazemos, o significado e propósito das conquistas e realizações. Seu foco principal é na direção do bem-estar e da plenitude própria e dos outros.

O conceito de Espiritualidade abordado aqui por mim considera tudo o que é capaz de produzir uma mudança de pensamento, atitudes e conceitos no ser humano e que gera um novo rumo e oferece um novo sentido para a vida.

Quando é o momento de desenvolver seu QS?

A Inteligência Espiritual é a capacidade de promover essa mudança de pensamentos, de conceitos, de atitudes, de transformar crenças e valores e que permite decidir por novos caminhos. Depois de um certo tempo de experiências de vida, o racional e o emocional não dão conta da demanda interna por um significado maior de vida. É nesse momento que o QS vem ao encontro dessa necessidade, trazendo soluções mais sustentáveis, mais éticas e transformadoras.

Muitas pessoas começam a sentir uma insatisfação em suas vidas, mesmo tendo de tudo que sempre sonhou. Esse incômodo é um chamado interno dizendo que você está pronto para ir além da razão e da emoção. Para quem está nesta fase da vida e se sente incompleto, indicamos o trabalho de Mentoria para esta nova fase que pede para você se renovar, se recriar, se superar ou se aprofundar no seu ser!

Acompanhe nosso blog que estaremos sempre postando material novo sobre este assunto e muito mais.

Compartilhar

Mais Postagens

Profissão

Quando pergunto as pessoas como elas estão profissionalmente a grande

Envie a sua mensagem