Necessidades Humanas – de Maslow a Anthony Robbins

Todo indivíduo no mundo só faz o que faz em suas vidas para poder atender suas necessidades humanas, desde as mais básicas até as mais elevadas.

Existe uma necessidade intrínseca ao ser humano de experimentar uma variedade de emoções e identidades. Isso leva a uma busca inconsciente constante por satisfazer essas necessidades. Estudiosos como John Burton, Paul Sites e Abraham Maslow conseguiram classificar e agrupar as incontáveis necessidades em 5 categorias.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a pirâmide das necessidades humanas criada na década de 50 pelo psicólogo norte americano Abraham H. Maslow. O trabalho de Maslow demonstra a hierarquia dessas necessidades através de uma pirâmide, onde as necessidades mais básicas estão na base da pirâmide e as mais elevadas estão no topo.

Essa pirâmide é muito usada na área de administração, psicologia e marketing para ajudar a entender as motivações e os desejos das pessoas. Ela mostra que existe uma hierarquia que deve ser respeitada para se atender uma necessidade específica, veja na imagem abaixo:

Conheça as necessidades humanas

1 – Necessidade fisiológica: São todos os esforços ligados à sobrevivência e a preservação da espécie: água, comida, ar, sono, sexo, etc

2 – Necessidade de segurança: É a busca de proteção contra ameaças ou privações: por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade.

3 – Necessidade social ou afiliação: São necessidades de se relacionar com outras pessoas, de ser amado, querido, aceito, sentir-se parte de um grupo.

4 – Necessidade de reconhecimento ou estima: O ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar poder, prestígio e reconhecimento.

5 – Necessidade de autorrealização ou crescimento: Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir.

Ao longo da vida vamos galgando o caminho da base para o topo, da sobrevivência para a realização plena. É importante ressaltar que as regras de satisfação dessas necessidades são a força geradora da motivação dos indivíduos.

Como usar a pirâmide

Antes de começar a pensar na necessidade de Segurança ou em qualquer outra que está acima dela, necessariamente é preciso verificar se as necessidades Fisiológicas mínimas para sobreviver estão atendidas satisfatoriamente.

Se estiverem, ai então eu posso começar a me dedicar para atender a Segurança. Com a Segurança atendida, eu posso começar a pensar no Social. Com o Social atendido então eu posso começar a me preocupar com o Reconhecimento.

Somente após todas essas necessidades estarem bem estruturadas e atendidas é que eu posso pensar na Satisfação Pessoal, na Autorrealização.  Se a base da pirâmide não estiver estruturada o suficiente, ninguém consegue sustentar a autorrealização. Por isso é muito importante cuidar de cada passo na hierarquia, para garantir sua tranquilidade ao chegar ao topo das necessidades e poder viver este momento plenamente.

As capacidades clamam por serem usadas e cessam seu clamor apenas quando são bem utilizadas… Usar nossas capacidades é não somente divertido como também necessário ao desenvolvimento. Uma técnica, uma capacidade ou um órgão subutilizado pode tornar-se sede de doenças, atrofiar ou desaparecer, além de depreciar a pessoa.

Maslow, na obra Toward a Psychology of Being, 3a edição

As necessidades humanas no trabalho do Anthony Robbins

Anthony Robbins renomado estrategista, escritor e palestrante motivacional dos Estados Unidos acrescentou seu trabalho à teoria das necessidades de Maslow. Ele criou o conceito de Psicologia das necessidades humanas. Ele faz uma releitura de Maslow, transformando a pirâmide em um alvo, onde ele desenvolve sua teoria considerando 6 necessidades.

As Seis Necessidades Humanas são Certeza, Incerteza ou Variedade, Conexão, Significado, Crescimento ou Contribuição e Autorrealização ou AutoConcretização. Para Tony Robbins as necessidades trabalham aos pares, sendo Certeza e Variedade o primeiro par, Conexão e Significado o segundo par e por último Contribuição e Autorealização.

A ferramenta das Seis Necessidades Humanas é fundamental para você compreender:

  • Qual necessidade você está acostumado a satisfazer;
  • Qual necessidade você precisa atender;
  • Qual necessidade não está sendo atendida.

 

Autoconhecimento através das necessidades

Entendendo essa dinâmica, você tem uma clara percepção pessoal, ou do outro, e da situação em que se encontra. Você consegue também decidir os tipos de soluções para um problema que vão ser mais assertivos, produtivos e com qualidade.

Quando você compreende que existem necessidades, que elas estão classificadas em hierarquia, que elas andam aos pares e que cada pessoa tem as suas, temos mais recursos para entender os outros e fazer menos julgamento, porque você entende a causa de um comportamento ou atitude.

Como já mencionamos, as regras de satisfação das necessidades são a força geradora da motivação dos indivíduos.  Quando o ciclo motivacional não se realiza, a frustração toma conta do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:

  • Comportamento ilógico ou fora da normalidade;
  • Agressividade por causa da frustração contida;
  • Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
  • Desinteresse pelas tarefas ou objetivos;
  • Passividade, moral baixo, má vontade;
  • Pessimismo, insegurança, resistência a mudanças, etc.

Dependendo da necessidade, situação, tipo de solução que você adotou para um problema, você terá um resultado positivo ou não. Saber que você possui um mapa de mundo diferente das demais pessoas com a sua própria combinação de necessidades, te permite administrar os conflitos de forma mais tranquila e satisfatória.

Compartilhar

Mais Postagens

Profissão

Quando pergunto as pessoas como elas estão profissionalmente a grande

Envie a sua mensagem