Quem é esse vilão chamado MEDO?
Existem várias definições para o medo, mas eu gosto muito de uma que me permitiu adquirir recursos para me relacionar com ele.
Medo é a percepção de que alguma coisa ou alguém, que está fazendo algo ou vai fazer e que está causando ou vai me causar uma perda. Aí nosso botão do medo é acionado.
O medo é um dos grandes vilões da sua autoestima, que percebo que todo mundo tem em algum nível. Sim isso quer dizer que existem outros vilões, sim.
O pior é que a maior parte das vezes o que nos faz sentir medo nem mesmo acontece.
Temos vários tipos de medos, mas existem dois medos essenciais que determinam seriamente a nossa AutoEstima:
- o medo de não ser aceito, amado;
- o medo de não ser bom o suficiente
Esses dois medos fazem com fiquemos em alerta o tempo todo e lá no fundo ressoando as perguntas: Será que as pessoas gostam, ou gostaram de mim? Será que sou bom o suficiente?
Será que você está vivendo isso?
Adivinha quem é que faz essa autoavaliação baseada no medo?
Se você falou “eu mesmo”, bingo você acertou!
Ah, se você não está vivendo isso, mas tem outros tipos de medo, deixe seu comentário lá embaixo que vamos fazer um post especial para você. E se você não está vivendo nenhum desses dois medos… Parabéns e continue lendo porque você pode ajudar alguém por perto, mas não fique com medo disso!
Quando um ou os dois medos aparecem, ou você imagina que eles vão aparecer, quem é afetado diretamente é a sua autoestima.
Se uma autoavaliação negativa do tipo “Ninguém gosta de mim”, “Eu não faço nada dirieto”, “Eu sou um fracsso” e suas mil e uma variações aparecem em sua mente, isso é como se fosse um autobullying que só detona a sua autoimagem e diz para sua autoestima que a casa caiu…
Como eu disse o medo é apenas uma percepção. Então para você mudar a sua percepção vou sugerir duas coisas que para mim funcionou muito bem. A primeira é aprender a trabalhar com ela, em vez de ficar brigando com ela. A segunda é mudar o seu vocabulário para que você se liberte, de uma vez por todas, dessa mania de ficar se detonando.
Para começar, estas duas dicas já vão te ajudar muito a melhorar a sua autoestima. Existem outras formas de superar estes medos e alguns outros mais em outros posts. Acompanhe nossas publicações também nas redes sociais: facebook, instagram, twitter, pinterest.
Lembre-se para a autoestima ficar e se manter em alta é preciso exercitá-la constantemente. Que tal participar de um desafio para deixar sua AutoEstima Inabalável (https://coachingespiritual.com.br/desafio-autoestima-inabalavel/)?